
Tempo de fruta!
outubro 17, 2007
Dentre as muitas dicas que existem sobre uma alimentação limpa, uma bem simples é privilegiar os alimentos da época. As frutas são um bom exemplo: se respeitado o seu momento de colheita, mesmo a produção convencional acaba recebendo menos pesticidas e produtos químicos perigosos. E, claro, ficando mais saborosas.
Não sei quanto a vocês, mas na minha rua, quando eu era criança, o caminhão da fruta era uma grande atração: em setembro, morangos, em janeiro e fevereiro melões e carambolas. A natureza acaba nos dando, no tempo certinho, tudo aquilo que precisamos. Nos dias mais frios, frutas mais encorpadas e gordurosas, com muita energia para enfrentar a temperatura. No calor, frutas mais amareladas e alaranjadas, com muita água para combater a desidratação. E hoje? Alguém ainda lembra de que época qual fruta é? Receitas-Bônus depois do clique.
Para refrescar nossa memória: é hora de se deliciar com abacaxis, tangerinas, mangas, melancias e jabuticabas! Seguem abaixo receitas simples para uma tarde de bate-papo com os amigos.
Salada de frutas colorida
- 1 Manga
- Sementes de Romã
- 150g de jabuticaba
Mais fácil impossível: Corte a manga em cubinhos e misture com as sementes de Romã e com as Jabuticabas. Mas misture devagar para não esmagar a Manga e tudo virar uma pasta. Ponha na geladeira até ficar bem geladinho e se quiser, misture com melado.
Caipirinha de Tangerina com Gengibre
1 Dose de cachaça orgânica (A vale verde é uma boa opção)
1 Tangerina
Gengibre Ralado
Açúcar e Gelo picado a gosto
Em uma coqueteleira esmague os gomos da tangerina, e adicione o gelo, a dose de cachaça e o açúcar. Bata até fica com um aspecto espumante e cremoso. Polvilhe com gengibre e sirva.
Suco de Melancia com Hortelã e Limão
- 1/4 de melancia
- 1/2 limão
- 4 folhas de hortelã
- gelo a gosto
Bater no liquidificador a melancia, o suco de meio limão, as folhas de hortelã e gelo. Servir imediatamente!
Tudo fresquinho do jeito que o calor pede.
:::
Foto cortesia de nazareno via Flickr.



Rê, tem um errinho lá em cima: 150gr a gosto (150g? a gosto?)
mas, fora isso, ótima receita (ainda mais para quem tem um pé de romãs em casa – coisa rara hj em dia)
beijos
Já está corrigido Diego! Obrigada pela dica.