
Orgânicos são melhores para você?
Outubro 31, 2007
Estudos recentes, em diversas universidades, indicam que sim. Primeiro, a Universidade da California comparou tomates durante 10 anos: e deu orgânico na cabeça. É quase o dobro de flavonóides em relação aos convencionais, criados com a ajuda de pesticidas, herbicidas e outros cidas. Essa substância é um antioxidante que, entre coisas, ajuda na prevenção de câncer e doenças cardiovasculares.
Outro estudo da mesma universidade analisou duas colheitas de kiwi. Adivinha? 18% mais polifenóis (que ajudam na redução do colesterol ruim e prevenção do câncer) e 27% mais antioxidantes (que combatem os radicais livres). E ainda produziram vitamina C.
Aí, veio um estudo que dizia que o leite orgânico possuem até 68% mais ômega 3 do que sua contrapartida convencional. (Ok, cronologicamente, este estudo veio primeiro, mas minha pesquisa chegou a ele depois, então quebra essa pra mim)
Finalmente, foi divulgada, nessa semana, um estudo da Universidade de Newcastle, na Inglaterra, em que foi descoberto que frutas, verduras, legumes e o leite contém diversos nutrientes em maior quantidade que seus similares criados com agrotóxicos e fertilizantes. A pesquisa de 12 milhões de libras, que já dura mais de 3 anos e terminará no próximo ano, mostrou que os vegetais possuem até 40% mais antioxidantes que seus equivalentes, e o leite entre 50% a 80% mais. No final da pesquisa, os cientistas britânicos investigarão os possíveis motivos para essa diferença, mas especula-se que ela esteja relacionada à necessidade de defesa da planta, que então, produz mais desses nutrientes. A matéria completa você encontra na BBC Brasil. Via Estadão Online.
Foto cortesia de bitmapr via Flickr.


If you want to read our posts in english,
Ola,
estou realizando uma pesquisa para o meu trabalho final sobre alimentos orgânicos, a pesquisa está no link:
http://www.vala.com.br/org
não é preciso deixar nome, nem e-mail.
tks!