h1

Stand By

janeiro 15, 2008

Stand ByMuita gente já sabe que a luzinha de Stand By das TVs e outros eletrônicos gasta energia, principalmente quem se lembra do Apagão. Mas você tem idéia de quanto? Pois é, dependendo do modelo, esse consumo pode ser de 7 watts, o que dá 5% da sua conta no fim do mês. Parece pouco, mas é muito. Imagina só: é provável que, se você mora num prédio, o consumo mensal só em stand by dos aparelhos do edifício seja igual ou maior do que o consumo de um único apartamento (fez sentido?).

E o Inmetro está fazendo algo para tentar minimizar esse problema. Até o fim do ano, vai lançar estiquetas com informações sobre o consumo em stand by das TVs. Mas para quem quer começar já a fazer diferença, mudar é muito simples e não custa nada: basta desligar os aparelhos da tomada quando não estiver usando. E aqui vai uma dica para facilitar o processo: coloque as tomadas do DVD (eu ia dizer video. Ainda existe quem tenha video? Estou mostrando a idade), TV e videogames em um filtro de linha e desligue-o quando for parar de usar.

Para quem quer verificar se está perdendo energia através desses vampiros, basta desligar todos os aparelhos e luzes e dar uma checada no relógio de energia: se ele estiver rodando, tem fantasma¹ por aí.

Notícia do jornal Metro.

:::

¹Em inglês, usa-se o termo Phantom Power para falar dessa energia que escapa. Além desse, também se fala em Vampires e Warts.

Foto Cortesia de Mr. Tea via Flickr.

2 comentários

  1. Oi Vitor, só pra avisar que o Faça a sua parte mudou-se para a Verbeat. O endereço novo é htt://www.verbeat.org/blogs/facaasuaparte

    abração
    Afonso


  2. Sim Vitor,

    Já era companheiro dela na Verbeat, no meu outro blog. Agora viramos duplamente vizinhos, heheh

    abração
    Afonso



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Gravatar
WordPress.com Logo

Please log in to WordPress.com to post a comment to your blog.

Imagem do Twitter

You are commenting using your Twitter account. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

You are commenting using your Facebook account. Sair / Alterar )

Connecting to %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Join 68 other followers