h1

Boas novas

julho 3, 2009
Foto cortesia de sputputs via Flickr

Foto cortesia de sputputs via Flickr

Hoje é um dia feliz. O Kassab aprovou a transferência do Pró-Ciclista da Secretaria do Verde e Meio Ambiente para a Secretaria de Transportes. Escrevi há algumas semanas sobre a importância dessa mudança. Basicamente, ela simboliza a bicicleta sendo vista como meio de transporte, e não apenas como lazer de final de semana. Como disse o Eduardo Jorge na palestra para os motoristas de ônibus, por mais boa vontade que a SVMA tivesse, ela não pode fazer com um jangada o que os Transportes podem fazer com um transatlântico.

Isso não significa, é claro, que tudo vai dar certo. O Alexandre de Mores precisa mostrar serviço e coordenar a implantação de um planejamento cicloviário que realmente funcione. Os ciclistas estarão de olho, fiscalizando as ações. Mas é um passo muito importante para que as mudanças que queremos ver na cidade ocorram. Então aí está o decreto, para quem não viu. E que venham as boas medidas derivadas dessa decisão.


DECRETO Nº 50.708, DE 2 DE JULHO DE 2009
Atribui à Secretaria Municipal de Transportes a gestão e a coordenação do Grupo Executivo da Prefeitura do Município de São Paulo para Melhoramentos Cicloviários – Pró-Ciclista.

GILBERTO KASSAB, Prefeito do Município de São Paulo, no uso
das atribuições que lhe são conferidas por lei,

CONSIDERANDO que, nos termos da Lei nº 14.266, de 6 de fevereiro de 2007, o transporte por bicicletas deve ser abordado como meio de transporte para as atividades do cotidiano e, nesse sentido, considerado modal efetivo na mobilidade da população,

D E C R E T A:
Art. 1º. Fica atribuída à Secretaria Municipal de Transportes a gestão e a coordenação do Grupo Executivo da Prefeitura do Município de São Paulo para Melhoramentos Cicloviários – Pró-Ciclista, criado pela Portaria nº 1.918 – PREF, de 18 de maio de 2006.

Parágrafo único. O Secretário Municipal de Transportes será o coordenador do Pró-Ciclista, a quem incumbirá adotar medidas destinadas ao pleno funcionamento do colegiado.

Art. 2º. Este decreto entrará em vigor da data de sua publicação.

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, aos 2 de julho de 2009, 456º da fundação de São Paulo.

GILBERTO KASSAB, PREFEITO

MÁGINO ALVES BARBOSA FILHO, Secretário Municipal de Transportes – Substituto
Publicado na Secretaria do Governo Municipal, em 2 de julho de 2009.

CLOVIS DE BARROS CARVALHO, Secretário do Governo Municipal

2 comentários

  1. Agora só faltam os 100 km de ciclovia… se bem que, promessa por promessa, Brasília está à frente, com 600 km prometidos até 2010.


  2. Muito boa essa notícia. Apenas espero que a longo prazo o conceito não se perca em sí mesmo, imaginem uma série de leis já conhecidas nos meios de transporte auto motores atuando sobre as bicicletas. Até certo ponto, é justo, mas indo mais longe, imaginem auto escola obrigatória, regitro dos veículos, custos que superam o próprio custo da bicicleta. Eu sei, estou viajando, mas, as vezes, nesse país, as coisas boas tomam rumos obscuros.



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Gravatar
WordPress.com Logo

Please log in to WordPress.com to post a comment to your blog.

Imagem do Twitter

You are commenting using your Twitter account. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

You are commenting using your Facebook account. Sair / Alterar )

Connecting to %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Join 68 other followers