h1

Setembro Verde na cidade – pra se engajar e se divertir

outubro 4, 2010

Eu demorei pra postar porque muita coisa estava rolando, e acabou ficando pra depois. Mas segue o texto/release criado pela Malu Villela, a mesma  que indicou esse vídeo muito bom sobre o Setembro Verde, que está na última semana (eu sei, já é Outubro também).

Com o objetivo de atrair jovens da cidade para a causa da sustentabilidade, o projeto Setembro Verde ganha corpo em sua segunda edição em São Paulo. Começou, em 2009, com o mote “Copenhagen é aqui” para trazer o debate sobre as mudanças climáticas no âmbito da conferência das cúpulas para o dia-a-dia urbano. Por trás deste projeto está um espaço cultural de todas as tribos, raças e classes sociais no centro da cidade, a Matilha Cultural. A Matilha vem caminhando na sua revolução silenciosa para discutir e descomplicar temas que estão na agenda do momento e, ao mesmo tempo, fazer a lição de casa. A primeira delas já foi exemplar: estimular o plantio de árvores na sua rua, bem como a instalação de cinzeiros e bancos de praça para tornar o ambiente mais agradável e convidativo.

Neste contexto, o Setembro Verde deste ano expandiu sua atuação para cerca de 20 espaços da cidade e conta com o apoio de inúmeros parceiros que vão da universidade até a balada. Só assim seria possível aproximar diferentes mundos e enriquecer o diálogo. Um exemplo disso foi o debate promovido no dia 15/09, pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) na Fundação Getúlio Vargas sobre as relações entre a responsabilidade do consumidor e o aquecimento global. O evento “Clima e Consumo: como resolver essa equação” contou com a participação da Laura Valente, do Iclei – Governos locais pela sustentabilidade, Marcelo Sodré, do Idec – Instituto de Defesa do Consumidor, com a mediação de Rachel Biderman do GVces. As questões trazidas pelos palestrantes colaboraram para um debate aberto, franco e direto sobre os desafios no tema do consumo sustentável e as diferentes alternativas que podem ser exploradas para se abrir caminhos de solução.

Outro evento trouxe a pauta da sustentabilidade para jovens ativistas do Brasil todo. Nos dias 10, 11 e 12 de setembro, ocorreu o Encontro de Jovens pelo Clima com a presença de 35 jovens de diversos estados do país. O treinamento sobre mudanças climáticas e ativismo contou com palestras incentivadores de pessoas já renomadas na área: Aron Belinky, João Gonçalves, Eduardo Santaela, Tica Minami, Morrow Gaines, Juliana Russar, Gabriela Veiga, Floriana Breyer. e André Lunardelli. Além de aprenderem mais sobre a temática, os jovens tiveram oportunidade de se conhecerem, compartilharem experiências e principalmente de fortalecerem o movimento juvenil brasileiro. Todos saíram do encontro com a missão de passarem para as suas comunidades, organizações, instituições e grupos de amigos o aprendizado absorvido incentivando os demais a fazerem parte do movimento pelo clima, a começar nas ações do dia 10/10/10 – Dia Global de Soluções Climáticas.

Se você ainda não tinha ouvido falar desse movimento todo e agora ficou com vontade de participar, não perca tempo! O Setembro Verde vai até dia 10 de outubro, reunindo mais de 50 atrações na Matilha Cultural e em diversos espaços da cidade. Acesse a programação e aproveite.

E lembre-se: ao participar dos debates, palestras e eventos de conteúdo da programação você concorre a vips para baladas, descontos em restaurantes e ingressos para o festival SWU. Em todos esses estabelecimentos você poderá retirar a sua cartilha de consumo sustentável, produzida com todo o cuidado para você se inspirar e inspirar seus amigos.

About these ads

2 comentários

  1. Olá amigos, deixo aqui a minha dica:
    A Rede de Popularização da Ciência e da Tecnologia da América Latina e do Caribe (Red-POP) recebe até 15 de novembro, propostas de trabalho para a 12ª Reunião Bienal (http://www.mc.unicamp.br/redpop2011/) que acontece no Brasil, organizada pelo Museu Exploratório de Ciências (MC), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), de 29 de maio a 2 de junho de 2011.
    Com o tema “A profissionalização do trabalho de divulgação científica”, o encontro aceitará tanto trabalhos de pesquisa, de caráter acadêmico, quanto de profissionais da área, interessados em relatar suas experiências. Cinco eixos temáticos vão nortear a 12ª Reunião: Educação não-formal em ciências; Jornalismo científico; Programas e materiais para museus de ciências: materiais e práticas concretas; Museografia e museologia científica; Público, impacto e avaliação dos programas.


  2. Olá,

    Meu nome é Ricardo, trabalho na Produção On-Line do Avesso, uma TV 2.0 que mostra os bastidores da comunicação. ( http://www.avesso.com.br).

    Fiz uma visita ao blog, parabéns pelo trabalho.

    Nós desenvolvemos parcerias com diversos blogs da área de comunicação, socioambientais, moda, design, esportes entre outros, e gostaríamos de ter seu blog como parceiro Avesso.

    Acesse o nosso site http://www.avesso.com.br , e assista aos programas.

    Caso tenha interesse, por favor entre em contato.

    Um grande abraço.

    Obrigado!

    Ricardo Rosa
    ricardo@avessotv.com.br
    Tel. (11) 3578-0777
    ____________________
    http://www.avesso.com.br



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 98 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: