h1

Pra que serve a polícia ou pelo direito de se manifestar

novembro 29, 2011

Polícia pra quem?

Polícia pra quem? Foto de Apu Gomes/Folhapress

Você deve conhecer o famoso lema da polícia gringa: proteger e servir. Proteger a população. Servir a população. Mas aqui no Brasil, não existe essa noção. Não existe esse lema. O que existe é uma polícia que vem (ao menos em Sampa), sistematicamente, coibindo o direito de manifestação da população. Protegendo e servindo única e exclusivamente a elite medinho dessa cidade, aquela mesmo da Regina Duarte na eleição do Lula. A das incoerências da Soninha durante a campanha do Serra.

Temos uma PM que dispõe de 400 servidores públicos para bater e prender pouco mais de 70 estudantes na USP. Uma polícia que vai para a rua confrontar outros estudantes, que só reivindicavam o direito de acesso à cidade, quando o prefeito permitiu que a tarifa de ônibus chegasse a astronômicos 3 reais – enquanto colocava bilhões para alargar a Marginal Tietê, sem nenhum quilômetro de corredor de ônibus. Enquanto injetava centenas de milhões para uma ponte que virou símbolo de São Paulo: a Estaiada. Símbolo não porque aparece nos cartões postais, mas porque reforça a segregação que existe aqui: ela serve apenas ao rei automóvel, sem acesso para pedestres, que andam quilômetros a mais para atravessar de um lado a outro da Marginal, ou para ônibus, que devem continuar usando outras pontes. Ciclistas, nem precisa comentar. São milhões também para recapear vias nas imediações do Ibirapuera para um carro passar, no caso um F1.

Enquanto a PM continua a coibir manifestações legítimas, que numa verdadeira democracia seria respeitada, motoristas continuam a beber e matar, em seus Land Rovers, Porsches e afins. Enquanto a PM desloca parte de seu efetivo para patrulhar alguns usuários de maconha na USP, assaltos ocorrem diariamente na Paulista, feitos pelos mesmo 3 garotos de bicicleta, que trocam Smartphones por pedras de crack no centro.

Enquanto tudo isso acontece, o pedestre precisa pedir licença para atravessar a rua. Enquanto 7.000 pessoas são atropeladas por ano na cidade e 3500 são assassinadas, a PM, acredite, aliada à Guarda Civil Metropolitana (que entre outras funções, tem a de bater em mendigos) e ao que parece ser um oficial do exército, enquadra, revista e trata como bandido garotos do Itaim Paulista que, PASMEM, estavam apenas matando aula.

Perigosos assassinos de aulas

Perigosos assassinos de aulas - Foto de Apu Gomes/Folhapress

E você, já matou aula na vida?

Enquanto tudo isso acontece, enquanto nossos governantes e seus servidores, PM e GCM, entram cada vez mais na esfera privada dos cidadãos paulistanos, audiências públicas são realizadas em horário comercial, e com duração e participação reduzida. A participação da população nas decisões que afetam sua vida é vetada. A prefeitura insiste em construir pontes e túneis, e ampliar rodovias. Insiste em construir monotrilhos que são contestados pela população e especialistas. A prefeitura tem 15 milhões à disposição para iniciar um plano de mobilidade para a cidade, buscando trazer finalmente o acesso à cidade, mas nada faz.
Por quê? Porque a grande verdade é que os grandes culpados pela repressão policial, e pela inação do poder público em questões cruciais para o bem-estar da população, são os playboys da USP, são os vagabundos do Itaim Paulista, são os desorganizados do Movimento Passe Livre, são o membros do povo diferenciado que quer metrô, são milionárias que não podem estacionar seus carros para fazer compras em Moema. São todas essas pessoas que ao invés de se calar e obedecer aos herdeiros da ditadura, teimam em se levantar e contestar. Que insistem em sonhar com uma realidade melhor. Que só querem viver uma São Paulo, e um Brasil, melhor.

:::

Para que serve uma cidade

Sobre porque o Carnaval é fundamental

PM e Prefeitura vão à caça de estudantes que matam aulas

Muito além da polêmica sobre a presença ou não da PM no campus da USP

Truculência para todos? Mais sobre a USP

About these ads

5 comentários

  1. Pq a polícia tb nao prende o povo q faz fila de dias antes p/ o show da Britney Spears?


  2. Fodido. Sem mais.


  3. Caro amigo,

    É engraçado como vemos um julgamento à uma classe de trabalhadores cujo o seu serviço é resumidamente, “Dar a vida pelo cidadão” ao qual ele nem conhece muitas vezes.
    A polícia tratasse de um regime militar, a qual é Diferente de todas as classes, CLT etc. Muitas vezes o PM não quer estar lá, mas por motivos alheios a sua vontade, como por exemplo, cumprimento de ordem, o que no regime militar, não cumprir ordem legais, é prisão, e perca de sua função.

    A polícia é legalista e cumpre ordens. Ela faz o melhor que pode, mesmo não concordando, pois é um serviço a qual exige isso. Imagine chamar a PM e ela sair correndo de uma manifestação. Acabando o respeito pela PM, acaba o PM.


  4. Parabéns amigo,(à cima, Robson G) é de pessoas como vc que o mundo precisa; que esclareça às pessoas e faça as pessoas pararem de deixar se levar pela mídia (que diz: coitado de nois marginais bandidos!)O mundo precisa que defendam a classe de trabalhadores cujo o seu serviço é resumidamente, “Dar a vida pelo cidadão” ao qual ele nem conhece muitas vezes.
    E as vezes é uma pessoa de bem que discrimina o policial, e ajuda um malfeitor; e, isso me faz lembrar uma estória”. CERTA MULHER QUE SE APROXIMAVA DE SUA CASA AVISTA UM TUMULTO, E BOATOS DE QUE SE TRATAVA DE UMA AÇÃO DE POLICIA. (a policia estava agindo) A MULHER TOMADA PELO “ESPÍRITO DO BANDO” O QUAL SE DEIXA LEVAR PELO QUE OUVEM NA MÍDIA, PRONUNCIA EM VOZ ALTA;”PORQUE QUE A POLICIA NÃO VAI TRABALHAR EM VEZ DE FICAR CORRENDO ATRÁS DE PESSOAS” E NISSO PASSA O HOMEM CORRENDO(o perseguido pela policia) E A MULHER O PROTEGE E O AJUDA A FUGIR, DIZENDO “vai por ali tome vários taxis e ninguém nunca vai te achar, tome dinheiro”. CHEGANDO A MULHER EM SUA CASA, VÊ SUA FILHA DE 14 ANOS NO CHÃO SANGRANDO SENDO SOCORRIDA POR POLICIAIS QUE AVISA; FOI ESTUPRADA, MAS OS OUTROS POLICIAIS ESTÃO ATRÁS DO ESTUPRADOR.

    .Cuidado para que isso não aconteça com vc.

    .A policia serve para manter a ordem, só age em caso de desordem.

    . Materemos a ordem e apolicia ficará longe de nós.


  5. […] perspectiva, é muito interessante a ideia de que as pessoas começam a descobrir as ruas, seja para fazer política, seja para […]



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 98 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: