
Carros verdes
agosto 8, 2007Esse que vos fala, ainda que defenda o transporte público e acredite em uma vida mais sustentável, não pode deixar de ser fascinado por carros. E assim fui desde sempre. De criança, quando nomeava na janela da minha avó todos os veículos que passavam pela rua, até hoje, quando meu sonho de consumo é um Mustang 66. Mas, como eu mesmo disse, acredito numa vida mais sustentável. Então como conciliar as duas paixões?
A primeira opção é fazer como o Governator e modificar o carro para rodar movido a biodiesel. O biodiesel, na versão 100%, não essa brasileira que é igual ao diesel normal, só que com 2% de biodiesel, é, teoricamente, carbono neutro. Isso significa que tudo que ele emite de gases estufa ele já havia capturado da atmosfera enquanto o vegetal que o produziu se desenvolvia. Além disso, é uma fonte renovável de energia. Uma outra hora falaremos mais profundamente disso, mas esse combustivel também tem seus problemas. Ele é menos energético que o diesel normal e sua produção diminui a área destinada à agricultura para consumo humano, aumentando a pressão sobre os preços de alimentos.
Outra opção, e a que eu queria falar aqui, são os carros elétricos. O senso comum diz que eles são lentos, chatos e feios. Mas veículos como o Tesla e o Lightning foram criados para mostrar que isso pode ser só um mito. Alternativas verdes, 100% movidos a eletricidade, eles voam nas pistas e encaram ferraris, porsches e afins de igual para igual. Confiram. Lightning e Tesla.
::::::
Só uma curiosidade: carros elétricos não são invenções ultramodernas. Na realidade, alguns dos primeiros automóveis eram elétricos. Mas essa história fica para outro post.
Deixe um comentário