h1

Sua casa mais iluminada…

agosto 30, 2007

…E sem acender uma lâmpada

Algumas das iniciativas para conter a destruição da terra nos parecem complicadas para encaixarmos no dia-a-dia. Só que algumas são extremamente simples e não exigem nem disciplina, nem treinamento e muito menos ocupam espaço. Uma delas é economizar energia. Seguem, abaixo, algumas dicas no melhor estilo: você sabia? Enjoy it!

1 – Abra as janelas! A iluminação natural é muito mais potente que uma lâmpada em um dia de sol. E claro, ganhamos o benefício da brisa, da vista… que, por pior que seja, é melhor que uma parede!

2 – Tetos e paredes pintados em cores claras refletem mais luz e muitas vezes ajudam a dispensar a utilização de várias lâmpadas e luminárias.

3 – Trocar as lâmpadas comuns por fluorescentes compactas. Inicialmente com uma luz horrível, hoje elas evoluíram muito e já tem coloração agradável. Apesar de custar mais, duram também mais e diminuem em muito a conta de luz. Isso porque são muito mais eficientes que as incandescentes, que desperdiçam 95% da energia em calor.

4 – No trabalho: Desligue o ar condicionado meia hora antes de sair. A sala continua climatizada. Ah, desligar o monitor na hora do almoço e não deixar o computador ligado de um dia pro outro, que é uma prática comum, mas não entendi os benefícios dela se não estamos fazendo um download eterno. Vale lembrar: Imprimir somente o necessário e se possível usar rascunhos quando for inevitável.

5 – Juro, muitos lustres sujos fazem com que as pessoas acendam lâmpadas auxiliares. Mantenha os lustres e luminárias limpos e sem poeira: talvez eles se bastem por si só.

6 – No verão um banho frio pode ser muito bom!

7 – Tome banho após as 8 da noite: isso diminui a sobrecarga nas usinas e, conseqüentemente, a necessidade de construir novas usinas, que degradam o meio ambiente. Alguém se lembra do Apagão?

8 – Aquecedores a gás e a energia solar para aquecer a água estão cada vez mais acessíveis e baratos, como aquele mostrado neste post. Quem pode, deve experimentar.

9 – Deixar a comida esfriar sobre a pia antes de guardar na geladeira. Isso impede que o sistema fique sobrecarregado e em consequência, gaste mais energia.

10 – O Stand By de TVs, dvds, video games e afins consomem energia sem você perceber. A diferença na sua conta pode chegar a 12%. Por isso, quando não estiver usando, é bacana tirar da tomada.

11 – O mesmo com transformadores. Ligados na tomada eles gastam energia, mesmo não estando em uso.

12 – Por fim, bom senso. O desperdício é fruto de uma cultura consumista. Não precisamos de relógios no microondas se temos celulares, relógios de pulso…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: