h1

Natura é carbono neutra

outubro 22, 2007

NaturaA Natura aprontou mais uma vez. Depois de ser considerada, ano após ano, uma das 100 melhores empresas para se trabalhar no país. Depois de investir, desde 83, na utilização de refis para diminuir o desperdício e a energia gastas na embalagem dos seus produtos. Depois de se tornar uma das empresas mais admiradas aqui e lá fora, ela resolveu também ser carbono neutra a partir de 2007.

Mas o que é ser carbono neutro? Significa ter saldo zero na emissão de gases causadores do efeito estufa. Para isso, basta fazer uma conta: quanto é emitido em todos os processos menos o que seqüestrado nas diversas formas disponíveis (mais a seguir). Só que qualquer pessoa ou empresa pode ser carbono neutra, desde que esteja disposta a desembolsar alguns reais: basta comprar créditos de carbono, plantar árvores, etc. Então por que a iniciativa da Natura é especial? A princípio, ainda neste ano, a empresa de cosméticos vai investir em projetos de reflorestamento e fontes renováveis de energia para neutralizar suas emissões. Só que não fica só nisso: em 2001, a Natura iniciou seu processo de Avaliação do Ciclo de Vida de seus produtos (ACV), que analisa, desde a extração da matéria-prima até a reciclagem e reutilizaçã, o impacto que um produto ou serviço tem no ambiente. Esse estudo revelou que a empresa, como um tudo, poderia diminuir suas emissões em 1/3 nos próximos 5 anos. E este é o objetivo conjunto: diminuir em 33% suas emissões e, o que não for possível cortar, neutralizar.

Portanto, o que fez da iniciativa da Natura um modelo para outras empresas brasileiras foi o fato de ela não só tentar remendar o problema, pagando pelas emissões que faz. Foi o fato de fazer um estudo sério e propor um plano real de diminuição dessas emissões, assumindo responsabilidade por toda sua cadeia produtiva, desde o extrator até o descarte (reciclagem) de suas embalagens.

É por tudo isso que ela merece os nossos parabéns. Leia mais aqui.

Anúncios

One comment

  1. […] e faz um filminho dizendo vai neutralizar as emissões de carbono (para entender melhor, veja este post), e o Banco Real, que fez a primeira agência que atende ao padrão LEED de eficiência, produz […]



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: