h1

Orgânicos: onde (e como) eu acho?

novembro 5, 2007

TomateEssa é uma pergunta que eu venho me fazendo nos últimos meses. Um dos lugares em que é mais fácil achar orgânicos é a rede Pão de Açucar de supermercados. O problema, lá, é o preço. Se orgânicos já são, normalmente, mais caros que convenencionais, no PA é que não serão baratos.

Então, onde encontrá-los? Descubra depois do clique. Tenho pesquisado e, um lugar que veio a calhar é o Portal Orgânico. Lá você encontra restaurantes, feiras, supermercados e lojas especializadas em alimentos orgânicos. Perto da minha casa, na Vila Mariana, eu já conhecia a feira livre, que acontece todo domingo. Mas também fiquei sabendo que o Pastorinho vende produtos orgânicos. A rede Mundo Verde é outro lugar em que é possível encontrar alimentos sem agrotóxicos, além de cosméticos e afins. No entanto, eles não vendem só orgânicos, então é sempre bom ler o rótulo ou perguntar para o vendedor. A rede é mais forte no Rio, mas tem algumas lojas em São Paulo, Bahia e outros estados brasileiros. Tem até uma na capital da Angola. A Korin também tem fabricação própria e loja na Vila Mariana, a alguns quarteirões do Pão de Açucar. Vale a pena andar um pouco mais. Para ter uma idéia, a caixa de ovos caipiras é 1 real mais cara lá do que na Korin.

Para quem quer receber os alimentos em casa, direto da lavoura e sem intermediários (ok, existem alguns intermediários, mas nada comparado a supermercados), pode falar direto com a Sabor Natural e a Caminhos da Roça. Por uma pequena taxa, você recebe tudo fresquinho na sua casa. O interessante é que elas utilizam rotas, cada lugar da capital em um dia diferente, otimizando as entregas e gastando menos combustível – e emitindo menos CO2.

Para quem quer comer orgânicos, e não está afim de cozinhar, uma boa opção é o Gaia. O restaurante, que é vegetariano, serve somente alimentos orgânicos e tem algumas opções de menu. Esse eu posso até recomendar: já comi algumas vezes lá e sempre tem algo de interessante. Minha parte preferida é área que fica nos fundos, com redes para relaxar depois do almoço. No fim de semana, a área ganha brinquedos para a criançada se divertir enquanto os pais saciam o apetite.

Esses são alguns dos lugares em que você encontra alimentos orgânicos. Se quiser saber mais, dê uma olhada no Portal Orgânico. E se achar um lugar legal, não deixe de nos avisar.

:::

Foto Cortesia de Krista76 via Flickr. 

Anúncios

2 comentários

  1. e no rio de janeiro? onde acho?


  2. Puxa, Valeria, não sei. Pão de Açucar geralmente tem. Talvez no Zona Sul tb? Loja especializada não conheço nenhuma.



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: