
A cultura e o lixo
junho 26, 2008Muita gente deve ter ouvido falar na crise do lixo em Nápoles, na Itália. A situação, que já dura mais de um ano, acabou com o turismo da cidade, coloca em risco a população e já envolveu até a máfia. O problema, pelo que pude apurar, é que os lixões da cidade estão cheios, e não há para onde levar todo essa sujeira produzida diariamente pelas pessoas. Para se ter uma idéia, um europeu produz, em média 1,24 Kg de lixo por dia. E, se a situação estava feia, piorou: os lixeiros entraram em greve e os sacos começaram a se acumular pela cidade toda.
Até este ponto, nada de novo. Aqui em Sampa, quando tem greve dos lixeiros, a cidade fede. E nunca passa de alguns dias. Foi aí que eu me deparei com algo que me surpreendeu e fez pensar em como a cultura e informação pode mudar a reação das pessoas.
Há cerca de 1 ano, os lixeiros de Vancouver, no Canadá, entraram em greve. A paralisação durou 88 dias, período no qual os residentes da cidade tiveram que se virar para evitar a acumulação indesejada de lixo.
E sabe o que eles fizeram? Começaram a fazer compostagem! Tudo bem que já existia um número razoável de pessoas que fazia isso na cidade, cerca de 30%. Mas o incrível é que quem havia parado ou não fazia, começou a juntar suas minhocas e alimentá-las com os restos orgânicos.
Aí eu me pergunto: será que a gente não podia fazer um esforço nesse sentido? Porque o fato é que os aterros brasileiros estão cada dia mais cheios e não falta muito, chegaremos a uma situação parecida. No link abaixo, um vídeo do sempre ótimo Cidades e Soluções, que fala de produção de energia a partir do lixo. Vale a pena conferir.
Mais sobre a compostagem e crise do lixo no Canadá, aqui (em inglês).
Ps. Como é difícil de achar uma foto interessante de compostagem!
:::
Foto cortesia de Marilyn M via Flickr.
Imagina so, os lixeiros de greve e as pessoas jogando cada vez mais lixo nas ruas… onde a natureza vai parar?!
Nesta matéria é relatado que houve greve de lixeiro no Canadá e as PESSOAS tiveram de se preocupar para não acumular o lixo… agora espero que com o término da paralisação as pessoas parem de jogar o lixo em lugar desapropriado.
********
Editado (não permitimos propaganda aqui, beleza?)
A humanidade tem q perder esse mito de “jogar fora”, jogar fora nao existe, nada sai do Planeta, simplesmente mudamos as coisas de lugar e sem duvida compostagem e reciclagem são grandes solucoes, porém sem esquecer q essa capacidade do planeta é finita.
Concordo, Claudia. Não existe jogar fora. Existe uma expressão que costumam usar em inglês: Out of sight, out of mind. É assim que a gente sente, empurra tudo pra longe e, pronto, tudo se resolve. A gente tem que é resolver tudo em casa. Estou procurando uma composteira pra usar no meu apê, mas tem q ser com minhocas, pq o espaço é pequeno. Sabe de alguma?
Ab
Vitor, na revista Vida Simples de junho eu vi uma bem bacana, compacta. Infelizmente não consegui achar nenhum link, se vc achar a revista…
Ab!
Márcia, tentarei encontrar a matéria de que você fala. Quem sabe não tem a composteira que tanto quero?
Ab
Estamos tentando fazer um trabalho com uma comunidade que joga muito lixo nas ruas.
A COMPOSTAGEM, é uma alternativa inteligente.
muito bom.
http://variasdikas.blogspot.com
[…] aquilo que você tinha antes sumiu pra sempre, então não tem problema. Exceto que isso significa aterros sanitários cheios, recursos naturais sendo utilizandos como se fossem – qual a palavra? […]
eu acho que o mundo esta sofrendo ele nos da tudo e nos pede nada sou apenas um criança q qer ter um mundo melhor para se viver