h1

Copinho Lunar

abril 3, 2009

Imagem cortesia de katutaide via Flickr

Imagem cortesia de katutaide via Flickr

Este é o primeiro post da Jeanne Callegari, jornalista que escreveu esta excelente matéria sobre bicicleta em Sampa para a Revista Época e que quer colaborar aqui no blog sempre que possível. O texto inaugural é um teste/resenha do Moon Cup, um dispositivo que, pelos motivos óbvios, eu nunca poderia testar.

Confiram!
Vitor Leal

De início, ele pareceu medonho. De início, pareceu que não ia funcionar, que ia vazar, que ia machucar.

Estou falando do meu Moon Cup, o copinho menstrual. A ideia do produto é recolher o fluxo em uma espécie de copinho, que pode ser lavado e reutilizado por anos e anos a fio.

Eu o descobri há algum tempo, no blog da Thais Saito. Picada pelo bichinho da sustentabilidade e odiando a ideia de descartar, todos os meses, uma dezena de absorventes, estava à procura de algum sistema mais ecológico, com menos desperdício. No blog da Thais, descobri alternativas, como o absorvente de pano e as esponjas. Mas a opção que mais me interessou foram os copinhos.

Segui a dica da Thais e encomendei o Moon Cup. Nova versão do The Keeper, que era feito de látex e causava alergia em algumas mulheres, o Moon Cup é feito de silicone e portanto não causa, ou não deve causar, reações alérgicas. Como ainda não estão disponíveis no Brasil, encomendei pelo site do fabricante. O preço pareceu salgado: na época, paguei 35 dólares mais 2 de postagem. Considerando, porém, que a ideia era usar por bastante tempo, achei que valia o investimento, e que o custo seria diluído ao longo dos meses.

Isso, é claro, se a coisa funcionasse. Pois ele parecia grande, estranho e com muito jeito de que ia fazer uma lambança danada.

Semana passada, eu o testei pela primeira vez. E não é que o danado se saiu bem? Primeiro, é preciso pegar a manha de colocar; tem que apertar, dobrar ao meio e só então inserir. Para quem já está acostumada com absorventes internos, não é muito difícil pegar o jeito. E uma vez que você aprende, ele não vaza. Sim, é surpreendente. Não vaza mesmo. Mesmo depois de 35 km pedalando.

Para esvaziar, você tira o copinho, lava na pia, com água corrente, e pronto: só colocar de volta. Lavou, tá novo. Para guardar, a instrução é passar água com um pouco de sabonete, esperar secar ao ar livre e guardar na embalagem original.

E quanto ao conforto? Bom, dependendo da posição, você percebe que ele está lá. Mas isso não chega a ser um problema grave; é questão de jeito e costume. Normalmente, ajustá-lo na posição correta, mais distante da entrada da vagina, deve resolver.

Já o cabinho, aquela pontinha que fica pra fora e faz as vezes da cordinha do o.b., incomoda, é meio comprido demais. Mas é possível cortar um pedacinho, e aí então tudo fica perfeito. Só não dá para cortar tudo, senão depois fica difícil retirar o bichinho. (Imagino que a tecnologia do cabinho deva melhorar com o tempo: alguma coisa mais macia, ou arrendondada, deve surgir. Por enquanto, cortar resolve.)

E aí está. Sem muito segredo: funciona. Vale a pena. Dá pra gerir a menstruação sem gastar materiais descartáveis todo mês, e, melhor, sem recorrer à toalhinha do tempo da vovó. É o absorvente do futuro. Só falta alguém ter a sacada de trazer isso para o Brasil.

:::

Além do Moon Cup, que você encontra neste link, também há outra versão, chamado Diva Cup (vamos combinar? Não há nome melhor que esse).

UPDATE: Para resolver as diversas dúvidas que surgiram nos comentários, criamos um post novo, com um FAQ dos coletores Menstruais. Confiram aqui.
[tweetmeme source=”quintal” only_single=false]

70 comentários

  1. […] mulher, pode falar com mais propriedade que ele: o uso de absorventes ecológicos. Com essa resenha do Moon Cup, começo minha participação no blog, cheio de ideias de como fazer um mundo melhor. […]


  2. […] Mas a minha colega Jeanne Callegari achou que valia testar agora. Eis a resenha. […]


  3. Jeanne, o cabinho pode cortar sem medo. Bem, eu cortei sem medo, pois nunca tirei pelo cabinho, eu aperto a base do coletor, tiro o vácuo e puxo. Nunca consegui puxar pelo cabinho, nem quando ainda estava compridinho.

    Como eu disse para a Andréa, do Z de Zebra, não conheço ninguém que tenha experimentado um coletor menstrual e voltado atrás. Aliás, uma dica para as leitoras: há umas 6 marcas pelo mundo, vale a pena pesquisar aquela com que você mais se identifica. E, às vezes, uma pode estar fazendo promoção, outra não. Vale pesquisar todas. Joguem “menstrual cup” no Google e pesquisem.


  4. Eu sempre me sinto culpada pela quantidade de plástico que utilizo com os absorventes. Fico me perguntando se as empresas não conseguem fazer um modelo com mais papel e menos plástico. Não que isso elimine o problema, mas já ajudaria…

    A idéia do copinho é totalmente nova para mim. Depois do “choque” inicial, acho que pode ser uma boa… Dá vontade de experimentar.

    Só acho que seria um pouco esquisito se eu estivesse no banheiro do trabalho, por exemplo, onde a pia é compartilhada, lavando um copinho cheio de meleca vermelha. Eu não teria nojo, mas imagino que muitas mulheres teriam (ou não?).

    De qualquer forma, é bom saber que a alternativa existe! Vou pensar com carinho no assunto…


  5. Julia, no trabalho você pode levar uma garrafa de água, daquelas que se usa pra ginástica, encher na pia e lavar o coletor dentro do box privativo do banheiro. Não é difícil manter a higiene do coletor, ele é bem simples de gerenciar mesmo!


  6. Silvia, que bacana. Você conhece outras marcas além do Diva, Keeper e Moon Cup? Qual você usa? Eu comprei o Moon Cup, mas acho que se fosse hoje experimentaria o Diva.
    E, realmente, não conheço ninguém que volte atrás…

    Julia, siga a dica da Silvia: garrafinha d’água e box no banheiro. Discretíssimo. E o susto é normal, pois é um sistema muito diferente do que a gente tá acostumado. Mas depois ele passa a fazer total sentido…


  7. Sim, a idéia da garrafinha é boa!
    Vou dar uma pesquisada melhor nas marcas e preços…🙂


  8. […] Aqui, o depoimento da jornalista Jeanne Callegari, que testou o a novidade. […]


  9. Olha… pra mim é tudo novidade! Tô pesquisando sobre tecnologia a sustentabilidade.
    Jeanne, vc teria condições de fazer um rabisco (em desenho) de como funciona a utilização desse produto? Poxa, vai ser ótimo utilizar isso como exemplo.
    Abraços.


  10. […] Aqui, o depoimento da jornalista Jeanne Callegari, que testou o a novidade. […]


  11. E pra quem tem um fluxo mmmttttooooo intenso como o meu, funciona???

    de qto em qto tempo é necessário tirar para lavar???

    fiquei curiosa…


  12. Gente, desculpe a pergunta de uma leiga no assunto, mas e para fazer xixi, como funciona?
    o xixi fica preso no copinho tb?


  13. fora considerações ecológicas, o coletor elimina aquele fator “lixa” do absorvente interno. com a lubrificação interna do jeito que deve ser e sem o contato do algodão (clorado) dos absorventes convencionais, o copinho cria um ambiente, digamos assim, bem mais amigável. uso há dois anos e não troco por nada.


  14. posso ser grossa, mas a idéia de lavar o “copinho” na pia, onde a gte lava as mãos para as refeições, escova os dentes, etc, é totalmente nojento….poderiam arranjar outra forma ecológica, ams essa, nossa…….


  15. e carolina: não sei se você já percebeu, mas o xixi não sai pelo mesmo lugar da menstruação. você faz xixi normalmente como se estivesse de ob.


  16. Ola! Minha dúvida é a mesma da Andreia,Será que ele aguenta grande quantidade de fluxo menstrual?
    Beijos


  17. Oi gente, eu gostei da ideia e agora estou curiosa para esperimentar tambem. so tenho uma duvida. eu tenho que lava-lo de quanto em quanto tempo? pois o ob trocamos de 4 a 8 hrs e o copinho como é feito?
    Beijos


  18. Gente! um mundo novo se abriu pra mim!
    EU realmente não conhecia esses copinnhos, e fiquei muuuuito curiosa.
    Mas claro que surgiram mil dúvidas na minha cabeça, muitas foram respondidas aqui, mas ainda tem uma que persiste: e pra trocar?
    Enquanto você tá lavando faz o que com a mentruação que tá descendo? Eu e uma amiga aqui do trabalho ficamos horas discutindo… Seria necessário então ter dois?

    Por favor tirem essa dúvida!!

    Ah! aproveitei e fui dar uma pesquisada em outras marcas! 9eu nem sabia que existia e ainda tem avriedade, adorei!) e o Divas me pareceu mais confortável, com design mais bacaninha…

    De qualquer forma adorei o post, primeira vez que passo aqui, muiiito interessante!

    Beijoss


  19. […] confira o depoimento de quem experimentou: https://nossoquintal.org/2009/04/03/copinho-lunar/ […]


  20. Achei interessante a idéia..

    Mais desconfortável que o próprio absorvente ou ob não deve ser.. Acho que com o tempo a gente se adapta.

    Fiquei interessada, mas acho que vou ter que esperar vir pro Brasil.


  21. Olá,mulheressssss….Feliz pela novidade.Sou professora de geografia e sempre estive empenhada em trabalhar as questões ambientais, este ano o projeto está totalmente voltado para a ecologia, a idéia do moon cup, espero que alguém crie logo a versão brasileira,estou ansiosa para usar, enquanto isso…faço a propaganda!!! :))


  22. Ops….completando…a idéia do moon cup é perfeita!!!


  23. Adorei a idéia, porém como algumas outras mulheres aqui que têm isso como novidade para si, tenho algumas dúvidas referente ao produto.
    Dei uma pesquisada e vi no site do Diva que existe dois, cada um com uma cor e um número, vocês que conhecem poderiam me explicar qual a diferença ?


  24. e pode-se usar o copinho mesmo para dormir?


  25. Eu uso o Moon Cup desde julho/2008 e estou muito satisfeita. Realmente difícil pensar em usar absorventes descartáveis novamente (eu só usava OB).

    Mas (sempre tem um mas), comigo vaza. O OB também vazava então não é nenhuma novidade. No meu 2o. dia do ciclo tenho um fluxo muito intenso e vaza. Até dormindo já vazou.

    Para limpar em ambientes sem pia eu recomendo um lencinho umidecido (pode ser desses infantis mesmo ou então compre um próprio para limpeza íntima). Tem funcionada para mim.


  26. Eu vou ajudar a Jeanne a responder as perguntas, enxerida que sou.😉

    Quem tem fluxo intenso só precisa esvaziar o copinho com mais frequência. Com o uso, lá pelo terceiro ciclo cada uma já pega as manhas e aprende de quanto em quanto tempo precisa trocar.

    Liziane, não precisa lavar o copinho na pia. Lava no chuveiro, no bidê, no chuveirinho que fica ao lado do vaso sanitário. Tem opções para todos os gostos.🙂

    Mari, lavar é rapidinho, não vai ficar tanta menstruação assim descendo. Esvazie e lave enquanto vai ao banheiro fazer um pipi amigo, seria como se você fosse ao banheiro trocar o absorvente descartável: vai tirar, jogar uma água (leve uma garrafa com água para o banheiro se for banheiro público) e pôr de novo. Questão de segundos. Simples assim.

    Pessoal, ninguém precisa esperar chegar no Brasil, a maioria dos fabricantes despacha pra cá e a taxa de envio não é muito alta (uns 4 dólares, segundo umas amigas que compraram pela internet).

    Laís, quanto à cor e ao número: acredito que a cor seja referente ao material. Alguns são feitos de borracha (látex), outros de silicone. Eu recomendo o segundo. O número corresponde ao tamanho: é um tamanho para quem nunca esteve grávida/pariu, outro para quem já passou por isso ou tem mais de 35 anos. Veja direitinho qual é o correto para você.

    Carolina, você pode usar tranquilamente o coletor para dormir. E não uso outra coisa durante todo o meu ciclo.


  27. Nunca gostei de absorventes interno, este então nem pensar.


  28. Gente, vou tentar responder algumas dúvidas que apareceram aqui nos comentários…

    Limpeza – Você tem que limpara o coletor a cada troca. Eu faço assim (meu banheiro tem uma pia em frente). Sento no vaso, tiro o coletor, despejo o conteúdo dentro do vaso e passo uma água nele para tirar o excesso, seco e recoloco novamente. Na hora do banho eu lavo o coletor com sabonete para higiene íntima (eu gosto mais do Lucretin), seco e recoloco após o banho. Quando você não tem uma pia próxima, você pode levar a garrafinha que foi sugerida aqui ou usar lencinhos umidecidos para tirar o excesso antes de colocá-lo novamente.

    Periodo de trocas – Para mim depende do volume do fluxo. No meu 2o. dia eu tenho que trocar a cada 3 ou 4 horas. Nos outros dias eu fico com ele direto e às vezes até esqueço que estou usando.

    Tamanho – os dois tamanhos são em função do seu colo do útero. Se você já teve um parto normal ou tem mais de 40 anos tem que comprar o tamanho maior (A). Caso contrário, compre o tamanho menor (B).

    Acho que respondi o que eu sabia….

    Beijos!


  29. Eu uso o Divacup desde setembro de 2008 e não troco por nada. Levei uns dias pra pegar o jeito de colocar, mas depois que me entendi com ele e cortei um pedaço da pontinha, nem sinto que estou usando. Nunca mais tive problemas de alergias, assaduras, ressecamento da pele… ufa!
    Ah, e importante: comprei pelo site e a entrega foi feita pelo correio, sem problema nenhum.

    Em tempo: Para as meninas que perguntaram como faz na hora de lavar, não precisa ter dois não. É muito fácil é rápido limpar o copinho, e não precisa esperar secar pa usar de novo. E pode dormir com ele sim, sem problemas.
    Está escrito no site que o Divacup precisa ser lavado a cada 12 horas. Como não tenho fluxo muito intenso, pra mim é ok. Mas pra quem tem, acredito que trocar mais vezes durante o dia seja suficiente.

    Bom, meninas, eu recomendo. Boa sorte para as que decidirem testar!


  30. E em relacao as contaminacoes que podem provocar infeccoes? O que ginecologistas dizem a respeito? Por ficar tanto tempo nao pode provocar algo, pois na bula de absorventes internos fala sobre a A Síndrome do Choque Tóxico é uma infecção bacteriana rara, porém séria, que pode ocorrer em homens, mulheres e crianças. Aproximadamente metade dos casos ocorre em mulheres menstruantes. Tem sido associada ao uso de absorventes internos, mas também pode ocorrer na menstruação de mulheres que não usam esse tipo de absorvente. A Síndrome do Choque Tóxico pode ser fatal se não reconhecida e tratada a tempo.


  31. Quais são os sintomas da Síndrome do Choque Tóxico?
    Febre alta repentina (maior que 39°C), vômitos, diarréia, dor de cabeça, tontura, desmaio, dores musculares, irritação, ardor da pele. Caso eles apareçam durante a menstruação, procure logo um médico e, se estiver usando absorvente interno, retire-o imediatamente. É importante que você informe que está menstruada e também sobre a doença. A Síndrome pode reincidir com ou sem o uso de absorvente interno.


  32. Seria interessante um ginecologista dar sua opiniao, para que sejam esclarecidas todas as duvidas.
    Pois estou muito animada em comprar, so que ha muitas duvidas.


  33. No site do fabricante do Moon Cup tem uma seção de perguntas e respostas e falam sobre a Sindrome do Choque Toxico.

    Has Toxic Shock Syndrome (TSS) been an issue with THE KEEPER?
    No. THE KEEPER has not been linked to TSS. It has been laboratory tested, and results have indicated that it is very unlikely to amplify the bacteria responsible for TSS. It is known that most of the cases of TSS that were tied to menstrual products occurred because tampons absorb menstrual fluid. The Keeper is non-absorbent.


  34. Olá, quem tem pouco fluxo menstrual, funciona também? Pois, pra mim apenas aqueles absorventes de uso diário, fininhos mesmo, são suficientes.


  35. olá…achei o máximo!!!odeio ficar menstruada, e sempre usei absorventes internos pelo conforto e liberdade que proporciona…e esse agora além disso tudo nos torna ecologicamente corretas?Que maravilha…vou pesquisar para saber onde encontro para que eu possa utilizar…beijos á todas!!!


  36. Olha amei a ideia, será que ja tem alguém de olho em fabricar no Brasil? isso deve ser patenteado, muito interessante, abolir o velho modess de vez.


  37. Olha amei a ideia, será que ja tem alguém de olho em fabricar no Brasil? isso deve ser patenteado, muito interessante, abolir o velho modess de vez.


  38. gostei da ideia mais ainda não tinha ouvido falar mande mais explicações.


  39. ai! ai! aguentar a mentruaçâo e um terror, a colica nem se fala, imagine um trem desses dentro da gente sinto muito mas tô fora!


  40. me polpem!!!


  41. nao sabia q existia esses copos… achei legal ´por q realmente nós mulheres estamos colaboranto e mto com a poluição com os absorventes… tomara q isso xegue no brasil pra c mais facil de conseguir, né?!!


  42. Tem a comunidade Orkut: Coletores & Cia
    http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=64856357


  43. olha.. confesso que vim ler o depoimento jurando que ia encontrar algo totalmente negativo.. que não teria dado certo… e blá blá blá

    falo só uma coisa:
    TO BOBAAAA!!!!


  44. No início ri com a novidade, achei q era péssimo, que iria fazer lambança na hora de tirar…

    Depois q li o depoimento, comecei a achar interessante, mas qnd li todos os comentários comecei a me interessar pelo negócio. Mas apesar da economia com absorventes, ainda acho um pouco caro, pra um copinho de silicone


  45. Não li todos os comentários mas gostaria de acrescentar (o que não foi dito no artigo) que deve-se ferver o coletor durante 5 minutos no máximo. E depois do ciclo tbm ferver e guardá-lo.
    O recipiente deve ser destinado apenas para o coletor.


  46. Opa, quantos comentários! Que bom, muita gente interessada. Vou tentar responder, com a ajuda da Silvia.😉 A maioria da coisas ela respondeu, mas vamos lá:

    Eliz, não precisa desenhar: o funcionamento é simples. Você coloca como um o.b., só que em vez de absorver o fluxo, ele fica dentro do copinho. Bem simples mesmo.

    Andréia e Tania, creio que no caso de fluxo intenso, vocês apenas terão que trocar com mais freqüência. Mas olha, cabe bastante coisa no copinho, hehe.

    Carolina, como já disseram por aqui, o xixi sai por outro lugar. É que nem quando você usa o.b. Não atrapalha em absolutamente nada.

    Liziane, você pode usar uma garrafinha de água e esvaziar o coletor na privada, se não quiser usar a pia.

    Luana, o fabricante diz que pode trocar de 12 em 12 horas. Como ele não é absorvente, como o o.b., não há problema de ele ficar mais tempo. Com o tempo, você começa a sacar o ritmo de troca ideal pra você.

    Mari, pra trocar é rapidinho, que nem o.b.. Você passa uma água e tá limpo, é só colocar. Não precisa ter dois, não.

    Laís, a diferença de tamanho é para o caso de a mulher já ter tido filhos ou ter mais de 40 anos. Nesse caso, o modelo indicado é o maior.

    Carolina, pode usar para dormir, tranqüilamente. Depois que você pega a manha de colocar, nem percebe que ele tá lá. Depois que cortei o cabinho, que me incomodava um pouco, eu simplesmente esqueço que tou usando!

    Tania, a síndrome do choque tóxico realmente é grave, só que o risco de ela acontecer é apenas com absorventes internos. Isso porque, ao contrário dos o.b.s, o coletor não absorve o sangue: ele simplesmente o recolhe. Os testes de laboratório mostram que as bactérias se proliferam quando o produto é absorvente, apenas.

    Maria Alice, claro que funciona para quem tem pouco fluxo! Nesse caso, é ainda mais fácil, você vai trocar poucas vezes e nem vai perceber que está lá.

    Pessoal, não precisa esperar chegar no Brasil, como já foi dito! A taxa de entrega é baixa, e o investimento compensa, pois é um produto que vai durar muitos e muitos anos. Por isso, apesar do preço parecer salgado, na verdade é uma grande economia.

    Linda, no manual do fabricante do Moon Cup não existe referência nenhuma à necessidade de ferver o coletor. Talvez em outras marcas isso seja necessário. Aí cabe a cada uma ler as instruções de sua marca de escolha.

    Beijos,


  47. Jeanne e pessoal, o Lunette está à venda no Brasil, na loja online do Guia Vegano!

    http://www.guiavegano.com.br/vegan/loja/copos-menstruais.html

    Acho que esta é a marca do coletor da Flavia Oliveira, que já respondeu algumas dúvidas aí em cima.

    Jeanne, talvez fosse interessante você fazer um novo post com as respostas às dúvidas que a galera pôs aqui.🙂


  48. Meninas obrigadissima pelas informacoes, nao me resta nenhuma duvida, vou comprar, com bastante seguranca. Custa no site Guia vegano por 70 reais, vamos economizar e muito e a natureza agradece. E a nossa conciencia, ficará mais leve e tranquila.
    Semana repleta de momentos felizes para todos


  49. […] « O sentido das coisas Copinho Lunar II- A missão Maio 6, 2009 Bom, como o post anterior sobre os coletores menstruais fez bastante sucesso e as pessoas mandaram dúvidas, vou tentar responder aqui algumas das mais […]


  50. Acabei de colocar pela primeira vez e ainda o sinto aqui dentro, confesso que foi uma luta pra ajeitar e pensei que eu pudesse estar na estatística de mulheres estreitas demais. Depois de várias tentativas deitada, de cócoras, de pé com a perna levantada e sem esperanças, comprei um lubrificante ( o próprio fabricante recomenda para quem usa pela primera vez) e simplesmente sentada confortavelmente consegui colocar. Chegou em menos de 15 dias e na promoção através deste site aqui: http://br.efeitoverde.com/Product-133-Copo%2BMenstrual%2BErgon%25F3mico%2B2.html

    A questão envolve a saúde de duas maneiras: evitando o desperdício de lixo no ambiente e evita os perigos de se usar absorventes industrializados que não são 100% de algodão, com maior probabilidade de síndrome do choque térmico. Mesmo os absorventes externos são extremamente desconfortáveis e anti higiênicos que causam mal cheiro por abafar a região vaginal. Nem adianta tapar o sol com a peneira com aqueles que contém aloe vera, até ajudam mas imaginem o que é colocado no processo de fabricação.


  51. ah, é o lunette, esqueci de falar antes
    http://www.lunette.fi/pt/index.php?id=67


  52. […] Copinho lunar, Quintal Você já ouviu falar do coletor menstrual? Tenho amigas que usam e adoram. Eu pretendo experimentar também. […]


  53. […] Copinho Lunar […]


  54. Adorei!!!!
    Sugiro lavá-lo com a duchinha higienica no vaso sanitário! Assim quem compartilha banheiros no trabalho e com a familha não terão que usar a pia para a higiene do copinho!


  55. É uma boa idéia, Glazi. Vale até incluir nas dicas. Ab


  56. Gá… eu já havia falado dele em meu blog http://vivoverde.com.br/?p=238 , e desde então já sabia que queria um rs, mas ainda não tive a oportunidade $ de comprar um …mas logo logo quero assim faze-lo!

    Abraços e obrigada por demosntrar a iniciativa aqui … e também, ao dono… parabéns pelo blog, não o conhecia!

    Kiss


  57. oi gostaria de saber como faço pra comprar esse Diva Cup. Fiquei muito curiosa .obrigada


  58. Gostaria de dividir também minha experiência como usuária do coletor ou copo menstrual. Soube de sua existência pela net. Minha primeira reação foi de certa repulsa e eu me espantei, porque na verdade o que estava em jogo era a minha idéia de associar a assepsia ao descartável, naturalmente, tudo o que é descartável é limpo e é bom. Falso. Não é. Então passei por uma segunda fase, a da curiosidade e também a do engajamento, pois acredito que posso produzir menos lixo com aquilo que consumo, e então decidi comprá-lo.
    Agora já faz 8 meses que uso somente o coletor em silicone e a prática faz com que a gente domine as técnicas na hora de colocá-lo e tirá-lo. Quanto a trocá-lo em banheiro público, isso não é nenhum “bicho de sete cabeças”, com o tempo torna-se natural. Além de alguns cuidados básicos de higiene com as mãos – nada de muito diferente em relação ao manuseio do tradicional absorvente interno – o coletor pode ser lavado ou limpo com papel mesmo. Acho que não é tão difícil assim, recomendo a todas.


  59. Eu já uso o coletor há alguns meses. Demorei um pouco para amadurecer a idéia, pois achava que seria caro e tinha medo de não me adaptar. Que feliz engano. Tanto li, pesquisei e me informei, que logo no primeiro uso foi 100% perfeito. Nunca tive qualquer problema, tanto de saúde quanto contratempos como dificuldade de trocar em banheiro público ou vazamentos. Sei que cada mulher tem seu tempo para descobrir o que é bom para si, mas àquelas que acham o coletor o fim do mundo, um recado: abram a cabeça e EXPERIMENTEM. Não conheço nenhuma mulher que tenha usado e se arrependido. É uma vida totalmente nova.


  60. INFORMAR VALOR DO MOON CUP


  61. Aqui no Brasil dá pra encontrar na Laloba (link ali embaixo). O estoque tá esgotado, mas diz que tá chegando lote novo.

    http://loja.laloba.com.br/


  62. o preço ta numa média de R$70
    é umas 6x menos do que se gasta em 10 anos de absorvente
    e olha que se usar OB é bem mais, afinal OB é bem mais caro e tem que trocar mais frequentemente!
    tem aqui no http://www.meluna.com.br também e aqui sempre tem no estoque, ou pelo menos quase sempre, o roxo que é lindo sai muito!
    ( o meu é um roxo ^^)


  63. sinceramente não achei a menor graça nesse invento nojento. foi para isso que evoluimos? ecologicamente correto jogar sangue na pia que todos em casa usam? e a quantidade de agua que gasta para lavar? aonde tá a economia? fala sério! eu nao me adaptei a ideia de usar abosrventes internos ate hoje quem dira isso ai, me da uma afliação so de pensar qualquer coisa desse tipo dentro de mim. nao gostei, mas pra quem gostou fazer o q ne. gosto e gosto!


  64. Lançamos o único coletor menstrual brasileiro!
    Uma solução prática, econômica, ecológica e higiênica que substitui os absorventes femininos.
    Produzido 100% em silicone medicinal, adequa-se perfeitamente ao corpo.
    Oferece até 12 horas de proteção e conforto
    Saiba mais pelo site http://www.misscup.com.br ou direto na loja virtual loja.misscup.com.br .


  65. […] a US$ 0,29 por mês – contra US$ 4,00 gastos nos primeiros. Uma economia de US$ 445 em 120 meses. Aqui, o depoimento da jornalista Jeanne Callegari, que testou o a […]


  66. Para a Melissa e outras pessoas que têm nojo:
    1) como já foi dito vc não precisa jogar na pia
    2) se vc corta o dedo, vc não lava na pia? Qual é o problema jogar sangue na pia??
    3) eu tb tenho um pouco de nojo do sangue nos absorventes comuns, pq ele cheira mal. Mas não é o sangue que cheira assim, e sim o sangue em decomposição. O coletor não é absorvente e não é propício à proliferação de bactérias. O sangue sai sem cheiro ruim.
    O coletor é bem mais seguro para nossa saúde e bem menos nojento que os absorventes.
    (descobri os coletores esta semana e andei lendo bastante; estou esperando chegar o q encomendei)


  67. Tenho um Misscup e adoro. Não sei como vivi sem ele até hoje. vale cada centavo investido. Super recomendo. http://www.misscup.com.br


  68. […] Cia. Uma resenha super detalhada com várias informações interessantes. Dois posts no Quintal: O copinho lunar e Copinho lunar II a missão. E reflexões sobre mudanças de hábitos.Os copinhos mais lindos que […]


  69. Muito Interessante, vejo que aprendo mais e mais todos os dias.


    Compra Expert
    http://www.compraexpert.com/



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 107 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: