
O todo poderoso fluxo
novembro 9, 2009Já falamos antes sobre como em São Paulo (e boa parte do Brasil) costuma-se investir no fluxo dos carros em detrimento à segurança das pessoas – e até da qualidade de vida. Pois mais uma prova disso chegou no meu e-mail cerca de 1 mês atrás. É um relato de um colega sobre um semáforo de pedestres que não foi ligado. Confiram a resposta que ele recebeu da prefeitura:
Em julho eu abri uma solicitação no SAC da prefeitura para instalação de um farol de pedestres no cruzamento da JK x Chedid Jaffet
Ali o fluxo de carros é gigante e os pedestres precisam correr no intervalo de 1s entre fechar o semaforo da JK e abrir o da chedid jaffet para conseguir atravessar (…).
Reparei que instalaram os “postes” para o semaforo, falta apenas o semaforo em si… Liguei lá para saber se isso tinha a ver com a minha solicitação… a mulher me informou que a CET analisou o caso e que a instalação não seria feita em um primeiro momento pois o fluxo de carros é grande e que a instalação de um semaforo para pedestres atrapalharia ainda mais o congestionamento na região.
Ela disse que modificações seriam feitas no cruzamento para melhoria do trafego e aí sim instalariam os tais semaforos.
Ou seja, o que importa não é a segurança de centenas de pessoas que atravessam naquele local. É o trânsito que salvar vidas pode ocasionar.
Só para lembrar: a 65 km/h, uma pessoa atropelada tem apenas 20% de chance de sobreviver. A 40 Km/h, ela tem 80%.
Mais:
“Há medidas para aumentar a segurança, mas não implantamos pois prejudicam o trânsito.”
Infra-estrutura gera demanda ou porque a Nova Marginal não vai resolver o trânsito
PQP! Só xingando mesmo.
Ola passando para uma visita aguardo a sua, tenho selos para vc um grande abraço
[…] claro, em prol do Todo Poderoso Fluxo, aquele mesmo responsável pela ampliação da Marginal Tietê, que não trouxe melhorias reais ao […]