
Ideias para São Paulo: bolsa-sono
janeiro 13, 2011A ideia surgiu no Twitter de uma amiga, a @raquelmachado: criar o bolsa-sono. Por quê? Oras, com o advento (fala se usar a palavra advento não é muito massa?) das proibições de caminhões para não atrapalhar o trânsito na capital, a população passou a ter seu sono atrapalhado por mudanças, entregas e muito mais no período noturno.
Tudo, claro, em prol do Todo Poderoso Fluxo, aquele mesmo responsável pela ampliação da Marginal Tietê, que não trouxe melhorias reais ao trânsito e não contemplou o transporte publico, ciclistas e pedestres. Além de ser uma das razões para os alagamentos que infligiram aquela região.
Este slideshow necessita de JavaScript.
Na anticidade, não há espaço para pessoas. Só há espaço para o trânsito. Quando o Alexandre de Moraes instituiu a restrição a caminhões, os milhões de motoristas da capital comemoraram. No raciocínio vigente, caminhão é igual a trânsito e bagunça. Igual a quebras e poluição. Ninguém se lembra que a maior parte da poluição é causada por carros. Nem que os caminhões fazem entregas e mantêm a cidade funcionando.
A feira tem que fechar mais cedo. Entregas são feitas tarde da noite. Ligações de gás são feitas madrugada a dentro, fazendo com que muita gente fique sem dormir. A @raquelmachado teve seu sono atrapalhado por conta de um recapeamento em frente à sua casa. Eu mesmo já fui acordado às 3 e meia da manhã para que um caminhão retirasse uma caçamba de entulho – imagina como foi silencioso o processo. Tudo porque a CET barra tudo que possa afetar o trânsito. Confira abaixo o vídeo feito pelo amigo João Lacerda:
Mas, tudo bem. Se a população puder ter uma horinha a mais de sono, não pega nada não. Bolsa-sono. #ficadica, Kassab.
:::
Em tempo: aproveito pra recordar de uma outra ideia pro Kassab: o rodízio de estudantes.
Publicado em Carros X Pessoas, Cidades, Geral, Inverdades verdadeiras, Pequenas idéias, Políticas Públicas, por Vitor Leal Pinheiro | Etiquetado Cidades, Marginal Tietê, qualidade de vida, São Paulo, Social Networking, sono, trânsito, twitter |
É São Paulo anda bem barulhenta e fedida. Se pessoas como eu, com 33 já sinto isso, imagine a situação ruim que isso representa para idosos e crianças. Bolsa sono já!